Criar um Site Grátis Fantástico
EM BUSCA DA VERDADE - 1

 

OS CINCO TIPOS DE VERDADES

Um dia vi em um versículo, 

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara"- João 8:32
Isso me deixou muito confuso! Pois como poderia conhecer algo que nunca tinha visto?
Foi aí que imaginei um cego, e alguém colocava cinco pedras quadradas, todas do mesmo tamanho e peso, para que ele (o cego) identificasse quem era quem, das cinco pedras uma era de ouro, outra de diamante, uma de barro, outra de pedra comum e outra de ferro!
Quando o cego começou a apalpar, ele simplesmente disse, só tenho uma certeza, que tudo aqui é pedra! Tenho certeza, pois estou pegando, quer prova maior que essa? 
Aí, com medo de cometer o mesmo erro de um cego, clamei ao Senhor:
Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. (Lucas 18:38).

Contudo, é importante saberes que quanto mais próximo você estiver da verdade (Realidade), mais perto da real felicidade estará!
Para você conhecer a verdadeira realidade, terá que conhecer a verdadeira verdade de tudo que conhece!

Como sempre falo: "Prefiro ter certeza que estou errado do que a dúvida que estou certo!"

Para isso deixarei um breve resumo das cinco verdades que encontrei durante a vida em minhas constantes pesquisas, espero puder ajudar a todos, qualquer dúvida ou sugestão fiquem a vontade.

Wilvo Leite

OS CINCO TIPOS DE VERDADES.

1ª - Verdade absoluta: 


Esta verdade, é a verdade comum a todos, exemplos, dia, noite, pedra, água, planta, animal, pessoa... São coisas que por si só se explica e nenhum ser humano descobriu ou inventou! São as verdades naturais...
(Obs: Todo conteúdo bíblico é verdadeiro e absoluto para nós que cremos e servimos ao Senhor Jesus, mas sabemos que existem os ateus e muitos outros que simplesmente não acreditam ou não a tem como verdade).

2ª - Verdade Mitológica: 


Esta verdade, pega muita gente despreparada, por comodismo mesmo! Para compreender isso, é só voltar um pouco para nossa infância, acreditávamos em papai noel, saci perere, cegonha, bicho papão, coelhinho da páscoa, e para as meninas o príncipe encantado, mas, o problema é que as pessoas crescem e não deixam estas ilusões, levam durante a vida toda, e, se voltarmos no principio da história humana, veremos que muitas crenças religiosas tem suas origens repletas de mitos...

3ª - Verdade particular, ou verdade de difícil acesso:


É uma verdade onde um indivíduo sozinho descobre, tipo Thomas Edison a lampada, santos Dumont o avião, os filósofos o conceito de filosofia, mas, esta verdade, mesmo sendo iniciada de um individuo, ela pode ser compartilhada e melhorada por outros, esta verdade busca se aproximar ao máximo da primeira verdade, a absoluta! Para poder encontrar a terceira verdade, a pessoa tem que se limpar ao máximo das crenças que NÓS julgamos ser as corretas, sem que seja analisada suas origens! Esta é um tipo de verdade muito criticada... Até mesmo por que ela beira muito a especulação em muito dos casos.



4ª - Verdade Aparente (mentira):


Ha alguns anos, eu disse, toda mentira é uma grande verdade, até que seja descoberta! Ou seja, para termos a certeza que algo é mentira, temos que saber a verdade sobre ela, só que nada pode ser mentira e verdade ao mesmo tempo, logo, a mentira também é uma verdade! O que quero dizer com isso, é que muitas pessoas possuem conceitos que acham ser verdadeiros, mas não conhecem a verdade sobre ela, muitos passam a vida toda enganado e nem sabe! E, muitos nem se arriscam a encontrar a verdade, pois é muito mais cômodo ficar lá, no seu "cantinho"`, com isso, podemos entender que descobrir a verdadeira verdade é o ABRIR DOS OLHOS...

5ª – Verdade inacessível:


Esta verdade é aquela que vemos mas não compreendemos, sabemos que existe mas não tem como entender.
Humanamente falando, nós não temos como compreender a real dimensão do universo, ou ainda os milagres divinos, como transformar água em vinho ou ressuscitar mortos! Os milagres existem, mas nós simplesmente não o compreendemos.

Wilvo Leite

 

 

(“Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial destas obras sem a devida permissão do autor!”).

 

 (Direitos Autorais Reservados a Wilvo Leite)